Review: Twice Upon a Time é o resumo perfeito da era de Steven Moffat.

12:01 luvdoctorwho 0 Comments


O Especial de Natal desse ano, Twice Upon a Time, foi escrito quase como um obrigação quando Steven Moffat descobriu que Chris Chibnall não poderia fazer o especial desse ano. 

Entendam, Steven Moffat já havia escrito o grande final do Doctor, então quando ele teve que escrever o Especial de Natal desse ano ele teve que encontrar alguma coisa que se encaixava no meio disso tudo. Nesse sentido, The Doctor Falls foi na verdade a grande despedida do Doctor de Peter Capaldi. O que faz Twice Upon a Time algo bem mais leve, até chegarmos no grande momento da regeneração. 

A história é bem básica e não tem um grande vilão, o que ganha mesmo é a interação do 12th Doctor de Peter Capaldi e o 1st, dessa vez interpretado por David Bradley. E o fato de os dois Doctors não quererem se regenerar se transforma na chave que leva o episódio, tudo isso causa um paradoxo e o tempo congela. Mas eles nem passam muito tempo falando sobre isso. Na verdade o 1st Doctor tem um papel bem básico no episódio, ele muitas vezes é usado como um alivio cômico para mostrar a diferença entre os Doctor e como as pessoas mudam. Minha única decepção é que eu senti que eles poderiam ter usado mais o David Bradley porque ele ficou simplesmente perfeito no papel. 


Steven Moffat também teve um grande trabalho para trazer Bill Potts de volta sem acabar com o lindo final que a personagem teve da 10º Temporada, nem vou reclamar de nada porque qualquer coisa para termos Pearl Mackie de volta, mesmo que seja só por mais um capitulo. Mas o final que esse retorno teve também abre precedente para um possível retorno no futuro.

Mark Gatiss não estava interpretando o criador da caixa de policia, mas na verdade um personagem que quando revelado foi quase um soco no estomago e fez todo mundo chorar. E o roteiro faz a gente se afeiçoar a ele antes mesmo da grande revelação. E era ali naquele plot que estava a única coisa que apontava que esse era um especial de natal. Só isso, mais nada. Então temos outra revelação, os Testimony não são do mal, porque nem todo mundo no universo é um grande saleiro sem sentimentos. 



Até ai, Twice Upon a Time foi em grande parte para os fás da série divertido e envolvente, nós tivemos menções aos outros Doctors, despedidas dos companions, retorno de companion esquecida, Dalek, TARDISES, Classic Who. Não é um episódio que traz grandes consequências para a série.



Então na verdade o que faz o 12th Doctor querer se regenerar não é seu encontro com sua regeneração original, mas o encontro que ele teve com a Bill e o Nardole e a Clara. É isso que da coragem para ele querer continuar. Então chegamos no grande momento, eu to falando do grande monologo que Peter Capaldi teve no final. E se tem uma coisa que nós aprendemos em Doctor Who é que Capaladi + Monologo é algo muito bom. Moffat já tinha falado que todo mundo ia estar assistindo por esses últimos minutos. E foi perfeito, até as últimas palavras do 12th Doctor nossos corações já estavam em pedaços. Também teve uma relação com a regeneração do 11th Doctor (Matt Smith) quando eles reconhecem o próximo Doctor, eu amo isso. Matt Smith fala "Ele está chegando". Peter Capaldi fala: "Espere um momento Doctor, vamos fazer isso direito." e enche a 13th de conselhos que só o 12th Doctor poderia dar. 



Peter Capaldi nos deixa com a frase "Doctor, eu deixo você ir." E a gente sabe que o Capaldi não é apenas um ator, ele é um grande fã da série desde criança. Deve ter sido muito difícil pra ele libertar o Doctor, o que torna tudo mais triste ainda. Naquele final nós estávamos vendo a realização de um sonho. Foi lindo. 

Mas nem tudo são lágrimas. Doctor Who é único exatamente por esse sentimento. Ao mesmo tempo que você está de luto por um Doctor você no mesmo instante se enche de alegria pelo próximo. E Jodie Whittaker, a primeira mulher a interpretar o Doctor chegou. Um momento histórico para a série.




"Oh, Brilhante" é claro. 

Me lembrou a regeneração do Tennant no Matt Smith foi usado o mesmo artificio, a gente precisa arrasar nessa regeneração porque a TARDIS também vai regenerar. 

Twice Upon a Time foi satisfatório para os fãs que se encheram de referências, e foi o perfeito resumo da era de Steven Moffat. 
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

O seu comentário faz diferença!